2025 é o ano do Brasil na França.
Vinculado às atividades da SAISON CULTURELLE Brésil-France 2025, a Université Sorbonne-Nouvelle está organizando a « PRINTEMPS BRESILIEN », evento que acontecerá naquela renomada instituição entre março e junho de 2025.
O evento terá a presença de diversos atores do campo artístico e literário brasileiro, nomeadamente escritoras/es, cineastas, dramaturgas/os e artistas visuais.
Além de debates e encontros, serão realizados ao longo do evento projeções de filmes, espetáculos teatrais e ateliês destinados a público discente, docentee à sociedade civil em geral. Uma programação rica e diversificada.
A GP7 CINEMA foi convidada oficialmente para participar com exibições do longa-metragem de ficção ENTRELINHAS de Guto Pasko, que retrata a história real da estudante paranaense Ana Beatriz Fortes, presa e torturada pela ditadura militar por engano no ano de 1970.
Veja o trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=IiRsiH0Q_wQ
A exibição será dia 09 de abril de 2025 com a presença do Diretor Guto Pasko e da Produtora Andréia Kaláboa, que irão participar da exibição e do debate com o público após a sessão de ENTRELINHAS em Paris/França.
A Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III – é uma das treze universidades que surgiram após a fragmentação, em 1970, da antigaUniversidade de Paris.
Trata-se de uma das instituições educacionais e culturais mais respeitadas no mundo.
A Sorbonne Nouvelle possui departamentos de literatura, linguística, línguas modernas, artes, comunicação social, estudos europeus e latino-americanos, o que a fez ficar também conhecida e denominada”Université des Cultures” (Universidade de Culturas).
Entre os convidados brasileiros já confirmados, além de Guto Pasko e Andréia Kaláboa, estão Marcelo Rubens Paiva, Gregório Duvivier, Maria Fernanda Cândido, Julián Fuks, Giovanna Nader, Raí, Luciana Rangel, José Henrique Bortoluci, Rita Carelli, Zeca Camargo, PriscaAgustoni, Henrique Schneider, Rubens Casara, Arthur Nogueira, Truduá Dorrico, Alê Youssef,Guilherme Karsten, Maria Zilda Cury, Godofredo de Oliveira Neto (Academia Brasileira deLetras), Carol Chiovatto, Paulo Vicente Cruz, Luis S. Krauz, Júlia Medeiros, Luizde Abreu, Maria Elizabeth Chaves de Mello, Carlos Henrique Schroeder, Pedro Cesarino,Viviane Dias, Vítor Rocha, Marcio Benjamin, Alexandre Vidal Porto, Patrícia Galelli, JoãoMarcos Buch, Mirna Queiroz, Andrea Nunes, Cristhiano Aguiar, entre outros.
No dia 10 de abril, Guto Pasko vai ministrar uma Masterclass para os alunos de Literatura Brasileira da Universidade Sorbonne-Nouvelle, a convite do Professor Catedrático Leonardo Tonus, que é Vice-Diretor do CREPAL (Centro de Investigação dos Países de Língua Portuguesa) da Universidade. no site: https://printempsbresilien.sorbonne-nouvelle.fr/
Guto Pasko e Andréia Kaláboa vão participar do evento com apoio do primeiro PROGRAMA MOBILIDADE CULTURAL do Estado do Paraná, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura –SEEC.
O Programa de Mobilidade Cultural concede apoio ao deslocamento de Agentes Culturais do Paraná para realização de apresentações artísticas e outras formas de expressão cultural, tanto no Brasil como no exterior.
https://www.cultura.pr.gov.br/Pagina/Edital-de-Mobilidade-Cultural
Receber esse apoio para participar da TEMPORADA CULTURAL Brasil-França 2025 com o filme ENTRELINHAS é algo bastante relevante, não apenas para a GP7 CINEMA LTDA, mas para o próprio cinema paranaense e para o estado como um todo, pois a obra ajuda a promover e divulgar nacionalmente e internacionalmente a imagem do Paraná, já que a história, baseada em fatos reais, é um importante recorte sobre a ditadura militar brasileira com acontecimentos ocorridos em 1970 nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu, a qual retrata, indiretamente, o Brasil de hoje.
Graduada em Rádio e TV (UTP) e especialista em Produção Executiva (FGV e UP) e Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos (Fundación Carolina– Madrid). Produziu 64 obras, tendo como destaque a série de ficção “Contracapa” (Amazon Prime Video / AXN / TV Brasil) e os longas-metragens de ficção “Lamaçal”, coprodução Brasil/Argentina e “Entrelinhas”. Circulou em importantes laboratórios com o roteiro “Sereis Uma Só Carne”, longa-metragem produzido em 2024, que marca sua estreia como diretora em longa-metragem ficcional.
Graduada em Rádio e TV (UTP) e especialista em Produção Executiva (FGV e UP) e Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos (Fundación Carolina– Madrid). Produziu 53 obras, tendo como destaque a série de ficção “Contracapa” (Amazon Prime Video / AXN / TV Brasil) e o longa-metragem de ficção “Lamaçal”, coprodução Brasil/Argentina. Circulou em importantes laboratórios com o roteiro “Sereis Uma Só Carne”, que será sua estreia como diretora em longa-metragem ficcional.