06 nov DIRETOR DE FOTOGRAFIA DO NOVO LONGA DA GP7 CINEMA É SELECIONADO PARA O CAMERIMAGE NA POLÔNIA
Diretor de Fotografia do novo longa da GP7 Cinema é selecionado para o Camerimage na Polônia
O fotógrafo de cinema João Castelo Branco, radicado em Curitiba desde a infância, acaba de entrar no programa “Talent Demo” do festival Camerimage na Polônia – o festival mais importante do mundo dedicado à fotografia de cinema – para desenvolver a fotografia do longa-metragem “Relicário” da GP7 Cinema em parceria de coprodução e distribuição com a ELO Company de São Paulo.
Os “talents” são espaços nos principais festivais de cinema do mundo dedicados a novos talentos em suas áreas de atuação. O “EnergaCAMERIMAGE – Festival Internacional da Arte Cinematográfica”, ou simplesmente “Camerimage”, se diferencia dos outros por seu foco na fotografia de cinema, sua competição avalia os filmes por sua estética visual e atributos técnicos.
O principal prêmio é o da categoria de longa-metragem de ficção, que dá estatueta do Golden Frog (o Sapo de Ouro) para o filme de melhor fotografia, ele é tido como o maior reconhecimento que um diretor de fotografia pode ter por um trabalho. Ainda há sessões competitivas nas categorias documentário, videoclipe, piloto de série de TV, profissionais estreantes em longa-metragem e filmes estudantis, além de uma sessão exclusiva de filmes poloneses. Mas o evento não se resume a uma competição.
O evento tem ainda uma feira com representação dos principais fabricantes e desenvolvedores de tecnologia para cinema, mostrando as novidades para o setor. Há ainda sessões retrospectivas e de lançamentos de filmes, exposições, concertos, seminários, workshops com alguns dos diretores de fotografia e cineastas mais renomados do mundo e há o Talent Demo.
Os participantes do “talent” trazem um projeto ao qual estão ligados para discutirem com profissionais de renome internacional, diretores, diretores de fotografia, ou outros profissionais que podem se ajudar na elaboração do projeto. João Castelo Branco entrou no programa para trabalhar a fotografia do longa-metragem Relicário.
O projeto de longa foi contemplado pelo Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais do Estado do Paraná em parceria com a Agência Nacional de Cinema (ANCINE) na linha de coinvestimentos regionais do BRDE/FSA.
João Castelo Branco já assinou a fotografia de outras obras da produtora, como a série de ficção “Contracapa” em exibição no Canal AXN e o longa-metragem “Lamaçal”, que acaba de participar da Mostra Brasil da 44a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. No último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro João Castelo Branco recebeu o Candango de melhor direção de fotografia com o curta-metragem ficção “Parabéns a você”, de Andréia Kaláboa.
O festival Camerimage vai ocorrer de 14 a 21 de novembro de 2020 na cidade de Torun, na Polônia.
Relicário é uma história de horror e suspense escrita pelo roteirista Rafael Waltrick e que se passa nos dias de hoje num casarão na cidade da Lapa no Paraná, o qual é assombrado pelas memórias e ícones da Revolução Federalista. A direção é do cineasta paranaense Guto Pasko.
O filme aborda os eventos históricos de forma perturbadora, num terror psicológico que serve de metáfora para a violência vivida na região e na história da família, que esconde segredos obscuros.
“A construção da fotografia do projeto é um desafio, a caracterização do gênero de suspense, com elementos que beiram o terror, para tratar de assuntos sérios da história brasileira e da história familiar dos personagens não permite o uso do clichês tradicionais dos filmes de terror. O roteiro foi escrito atribuindo grande importância narrativa a construção da imagem com sugestões de silhuetas, elementos que somem nas sombras, o uso de luz de velas, cenas com relâmpagos e a luz marcando passagens de tempo.”, diz Castelo Branco.
Agora esses desafios irão contar com o apoio de grandes nomes do cinema mundial.
No Comments