Projetos / Entrelinhas

Entrelinhas

Longa-metragem de ficção sobre a ditadura militar no Paraná livremente inspirado em fatos reais.
Duração: 90 minutos
Direção: Guto Pasko
Etapa: Captação de recursos


Patrocínio parcial




SINOPSE

Ano de 1971 Ana Beatriz (Bia) tem 17 anos e estuda na 2a. Série do Colegial. Ela trabalha num escritório de arquitetura e tem seus movimentos seguidos pelos militares. Em uma manhã fria de Curitiba, Bia sai para fazer uma entrevista de novo emprego numa estatal. Ao chegar ao departamento de Recursos Humanos da empresa é surpreendida por policiais da DOPS, que a levam detida sob a acusação de ser colaboradora de estudantes subversivos ligados a UNE e ao DCE da Universidade Federal do Paraná.

Depois de a torturarem brutalmente na sede da DOPS e no Quartel General do Exército em Curitiba por três dias para tentarem arrancar dela informações que ela não tinha, os militares encontraram na bolsa estudantil de Bia uma carta de um colega e, em função disso, ela é levada com este jovem para Foz do Iguaçu sob suspeitas de terem conexões com uma célula do grupo de guerrilha contra-revolucionário no oeste do Estado, a organização VAR-Palmares.

Após resistir a dez dias de torturas sem que os militares comprovassem o envolvimento dela com as acusações, Bia é trazida de volta à Curitiba toda estraçalhada e entregue em casa dos pais por um oficial que, ao devolvê-la à família, simplesmente diz: “Desculpem, foi um engano”.

CLIPPING

Paraná tem 7 projetos aprovados no Programa Petrobras Cultural


Galeria de Fotos