Gp7 Cinema



Tags
, , , , , ,

Categorias
Guto Pasko, Notícias

Nenhum Comentário

De 21 até 28 de agosto de 2016 acontece a VII Semana Ucrânia em Prudentópolis/PR. O município é conhecido como a pequena Ucrânia brasileira, uma vez que cerca de 75% dos seus aproximadamente 52 mil habitantes são de origem ucraniana. No dia 24 de agosto é o dia da Independência da Ucrânia, que este ano comemora 25 anos de Independência, que veio somente com o fim da União Soviética em 1991. Neste ano também comemora-se os 125 anos da imigração ucraniana para o Brasil.

Na programação oficial da Semana Ucraniana de Prudentópolis várias atividades irão acontecer, como Sessão Solene na Câmara Municipal em homenagem aos 125 anos de imigração, lançamento do livro “Diversidade étnica e cultural no interior do Paraná” que contempla em boa parte a história dos imigrantes ucranianos no município, Festival do Varéneke (culinária típica), Concentração Cívica, Divida Liturgia na Catedral Ucraniana São Josafat, apresentação do Grupo Folclórico Ucraniano “Vesselka”, show do cantor ucraniano Arkadiy Voitiuk e uma grande ação cultural na cidade e pelas colônias rurais do município com sessões especiais do filme IVÁN, que retrata a história de vida do imigrante ucraniano Iván Bojko, refugiado de segunda guerra mundial que é radicado em Curitiba desde 1948. Guto Pasko, diretor do filme, é nascido em Prudentópolis.

Exibições do filme IVÁN na VII Semana Ucraniana de Prudentópolis:

21/08 – Linha Barra Vermelha
22/08 – Ligação
23/08 – Linha Marcondes
24/05 – Casa da Cultura de Prudentópolis*.
25/08 – Barra Bonita
25/08 – Vila Iguaçu
26/08 – Linha Esperança

No dia 24/08 a exibição do longa-metragem será na Casa da Cultura Prudentópolis em parceria com o Núcleo de Estudos Eslavos – NEES da UNICENTRO – Universidade Centro Sul do Paraná.

Leave a Reply