Gp7 Cinema



Tags
, , , , , , , , ,

Categorias
Festivais, Guto Pasko, Notícias

Nenhum Comentário

A sessão especial será dia 27 de agosto de 2018 às 19:00hs na Cidade de Mallet/PR e terá a participação do diretor Guto Pasko para um debate com o público.

A mostra é promovida pelo Núcleo de Estudos Eslavos (NEES) da Universidade Centro-Sul do Paraná (UNICENTRO) e tem por objetivo ofertar uma mostra de filmes, acompanhada de debates, que propiciem reflexões sobre as teorias e práticas do cinema no âmbito da cultura eslava europeia e sul-americana.

As sessões da Mostra acontecerão entre agosto e novembro de 2018 no município de Mallet, interior do Paraná. O projeto prevê a exibição de quatro filmes, sendo que para cada exibição haverá também um debatedor responsável por apresentar o filme e conduzir a discussão.

Os filmes produzidos por imigrantes eslavos dialogam diretamente não só com aspectos históricos da Polônia, Ucrânia e Rússia, mas também com as correntes estéticas que conformaram os cinemas eslavos europeus. Ainda que os diferentes contextos geográficos e as diferentes épocas sublinham característica específicas da história dos povos eslavos e sua interação com outras nacionalidades e adversidades, por outro lado, inúmeros elementos se repetem na trajetória dos povos eslavas, seja imageticamente, literariamente, mas também historicamente. É nesse sentido que o subtítulo “imagen(s) eslavas” foi proposto, ou seja, trata-se de uma herança eslava que se manifesta de forma singular-plural, uma conjunção (e disjunção) de distintas variações: exílios, imigrações, perseguições, etc. Dessa forma, a Mostra pretende “fazer a costura” entre os filmes, estabelecendo relações entre eles, apontando para uma reflexão crítica sobre a obra de arte, mas também sobre as sociedades nas quais nos inserimos.

O longa-metragem documental “Entre Nós, O Estranho”, produzido pela GP7 Cinema, retrata a cotidiano do município paranaense de Prudentópolis, formado por 75% da população com origem ucraniana.

O projeto encontra-se vinculado ao Programa de Extensão do Núcleo de Estudos Eslavos da UNICENTRO.

Leave a Reply