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Curso I – Direção de Fotografia – A Iluminação e a Cor com Alziro Barbosa

Informações:

Carga Horária: 30 horas

De 4  a 9 de Junho.

Segunda à sexta das 19hs às 23hs.

Sábado das 10h às 21h30, com uma hora de almoço e 30m de deslocamento.

Investimento:

R$ 1.040,00 à vista

(via depósito, transferência ou cheque).

 

R$ 1.190,00 à prazo

(em até 4x via Pagseguro ou cheque).

Pagseguro: https://pag.ae/bgxJYht

 

Desconto para compra dos dois cursos:

R$ 1.960,00 à vista

(via depósito, transferência ou cheque).

 

R$ 2.230,00 à prazo

(em até 4x via Pagseguro ou cheque).

Pagseguro: https://pag.ae/blxLyxj

 

Informações e inscrições pelo e-mail:

cursos@gp7cinema.com
Fone: 41 3053 0673
ou com Talita
pelo WhatsApp 41 9 99116229


Apresentação:

Esta oficina intensiva de seis dias é elaborada para todos os interessados na Iluminação como elemento para a construção da imagem. Esta abordagem é destinada para o trabalho cinematográfico, diferentes áreas do Audiovisual e também para fotografia. Os temas serão abordados através da utilização de diferentes metodologias, teóricas e práticas, em cima de conceitos cinematográficos e no uso direto dos mesmos em situações reais de set. Para profissionais e interessados nas carreiras de Direção, Direção de Fotografia, Fotografia, Direção de Arte, Produção e demais atividades ligadas à imagem.

Público Alvo:

Público em geral, diretores de fotografia, operadores de câmera, assistentes de câmera, iluminadores de TV, estudantes de comunicação, rádio e televisão, cinema e profissionais de qualquer área do audiovisual que buscam um melhor nível profissional de compreensão da luz na direção de fotografia.

Metodologia:

As aulas serão teóricas, demonstrativas e práticas.

Programa do Curso:

Aula 1 – (4 horas)

A LUZ E A FORMA.

  • A importância da iluminação na estrutura da imagem.
  • A Luz e a sensação de volume, construção das formas na imagem.
  • Variações de contrastes em relação a abertura do plano.
  • Característica técnicas da luz com relação à dureza e suavidade

LUZ COMO ELEMENTO NARRATIVO E DRAMÁTICO

Aula 2 – (4 horas)

A SUAVIDADE E A DUREZA DA LUZ

  • Características de fontes de luz e refletores
  • Luz Dura e Luz Suave (difusa e rebatida).
  • Tamanhos de fontes com relação a suavidade da imagem.
  • Diferentes tipos de reflexão e difusão.

Aula 3 – (4 horas)

FLUXO DE LUZ.

  • Reflexão dos materiais e a variação na característica de luz.
  • A maquiagem versus a luz.

O CONTROLE DA LUZ:

  •  A propagação da luz.
  •  Lei da Iluminação com relação à distância entre planos e fontes de luz.
  •  Diversas situações analisadas em estúdio.

Aula 4 – (4 horas)

FORMAÇÃO DAS CORES.

  • Tricromia (RGB) e os conceitos de luz branca.
  • Comprimento de onda.
  • Espectro visível, IR, UV.

SISTEMA ADITIVO E SUBTRATIVO.

COLORIMETRIA

  • Gráficos de cor,
  • matiz e saturação.
  • Waveform Parede,
  • Vector Scope Balanço de Branco.
  • Exposição e saturação das cores.
  • Característica de luz e intensidade das cores.
  • Contraste e saturação.

Aula 5 – (4 horas)

TEMPERATURA DE COR.

  • Características das fontes de luz com relação à temperatura de cor.
  • Conceitos de temperatura de cor.
  •  Controle de Tcor com o uso de Kelvinômetro.
  • Escala LB (Light balance).
  • Escala CC (Color Corection) Controle visual.

IRC E O CONTROLE DA QUALIDADE DA LUZ

  • Conceito de IRC
  • Metodologias de controle.
  • Testes de diferentes luzes, relativos a reprodução de cor.

PINTANDO COM AS LUZES

  • Colorização das fontes de luz: uso estético nas diferentes fontes.
  • A cor na sombra, alta luz, fundos e contra luz.
  • Colorização das fontes na narrativa e na dramaturgia.

SENSIBILIDADE CROMÁTICA DO SENSOR

Variações de temperatura de cor e melhor resposta do sensor com relação ao ruído de cor.

Aula 6 – (10 horas)

TIPOS DE ILUMINAÇÃO

  • Posicionamento de câmera com relação à luz.
  • Travelling em 180 graus passando por várias posições de luz.

LUZ PRINCIPAL (KEY LIGHT)

  • Luz dura- frontal, lateral, modeladora e contra luz.
  • Luz difusa- frontal, lateral, modeladora e contra luz.
  • Luz rebatida- frontal, lateral, modeladora e contra luz.
  • Luz rebatida e difundida: frontal, lateral, modeladora e contra luz.
  • Diferentes tons de pele.
  • Diferentes estruturas de rosto.

LUZ DE PREENCHIMENTO (FILL LIGHT)

CONTRA LUZ (BACK LIGHT)

LUZ DE FUNDO

ESQUEMAS DE ILUMINAÇÃO:

  • Iluminação de 1 Ponto, 2 Pontos, 3 Pontos e 4 Pontos.
  • Silhueta, contraluz.
  • Variação de todos os pontos em um único plano.

CONTROLE DE TEMPERATURA DE COR EM CENAS INTERNAS COM EXTERNAS

  • Interior e Exterior (locação mista):
  • Uso de refletores HMIs, Kino Flo e PLs (todos day light) com correções de desequilíbrio cromático através de gelatinas CTO, CTB, Minus Green, Pluz green com relação a luz do dia e uso de gelatinas NDs nas janelas para controle de contraste.
  • Uso de refletores tungstênio e equilíbrio cromático através do uso de CTO e CTO+ND nas janelas.

Alziro Barbosa

Diretor de Fotografia brasileiro, com graduação e mestrado em uma das mais importantes faculdades de Direção de Fotografia do mundo, o Instituto de Cinema Russo – VGIK (1988 a 1994).

Atua no mercado brasileiro desde 1995, realizando longas metragens, comerciais, séries para a TV, documentários e curtas.

Alziro foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais e tem cinco prêmios de melhor Direção de Fotografia pela Associação Brasileira de Cinematografia (ABC).


Para saber mais acesse: http://alzirobarbosa.com ou Vímeo


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