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Guto Pasko, Notícias

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O longa-metragem ficção de Franco Verdoia começa a ser rodado no dia 23 de novembro na Província de Córdoba, Argentina.

O filme é uma coprodução internacional da GP7 Cinema com as produtoras argentinas Contentto People de Buenos Aires e El Carro de Córdoba e foi um dos projetos vencedores do edital de coprodução Brasil-Argentina 2017, na linha de financiamento PRODECINE 07/2017 do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, promovido pela ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em parceria com o INCAA – Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, da Argentina.

As filmagens serão nas localidades de El Cumbre e Las Varrilas, região da “Traslasierra”, no interior da Província de Córdoba na Argentina.

Pelo acordo bilateral entre os dois países, parte do elenco e da equipe técnica precisam ser brasileiros.

A atriz Raquel Karro, do Rio de Janeiro, e o ator mirim Rodrigo Silveira, de Curitiba, integram o elenco.

A direção de fotografia é do curitibano João Castelo Branco, que tem também na sua equipe os profissionais Ivanir Pereira e Rossano Mauro Jr.

A produção pela parte brasileira é de Guto Pasko e Andréia Kaláboa da GP7 Cinema e pela parte argentina de Felicitas Raffo e Inês Moyano, através das produtoras Contentto People e El Carro, respectivamente.

Todo o processo de finalização do filme será no Brasil. A montagem é de Lucas Cesário Pereira, edição de som de Kiko Ferraz e tratamento de imagem de Daniel Dode.

Arnon Godoy Nogueira integra a equipe brasileira de produção no SET de filmagens e Amarildo Martins a equipe de produção executiva. Alfiero Fonseca é o continuista.

“La Chancha” é o título do filme na Argentina e no Brasil o longa-metragem tem título provisório de “Traslasierra” e conta a história de PABLO e o reencontro dele com um passado terrível.

Pablo, sua esposa Kelly e o filho João estão hospedados no mesmo hotel onde ele acha que o homem que o abusava na infância também está hospedado. Este encontro casual, 30 anos depois, ocorre em um contexto estranho, no feriado de Páscoa, na província de Córdoba, Argentina, em uma atmosfera amigável e familiar em meio a belas paisagens, mas também selvagem.

Confrontado com a ironia do acaso, Pablo começa um retorno perturbador para sua infância, germinando para si uma possível justiça.

O roteiro de “Traslasierra” participou da 14ª edição do Curso de Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos da Fundação Carolina / Programa IBERMEDIA em Madrid/Espanha em 2016 e o roteiro do longa-metragem brasileiro “Sereis Uma Só Carne”, de Andréia Kaláboa em parceria com Tiago Lipka, também participou desta mesma edição do laboratório de desenvolvimento europeu, que contempla projetos de longas-metragens Ibero-Americanos.

Ainda no Pitching dos projetos em Madrid a produtora GP7 Cinema iniciou as primeiras conversas com o diretor argentino para uma possível parceria de coprodução internacional, que agora se concretiza.

O lançamento do filme nas salas de cinema no Brasil será feito pela Olhar Distribuição, comandada por Argel Medeiros e Aly Muritiba.

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Guto Pasko, Notícias

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  • A produtora GP7 Cinema concluiu nesta semana as filmagens do curta-metragem “Parabéns a você”, as quais ocorreram integralmente nas colônias rurais de imigrantes ucranianos de Barra D´Areia, Ponte Nova, Taboãozinho e Manduri no município paranaense de Prudentópolis, cidade natal da diretora do filme, Andréia Kaláboa, e do produtor Guto Pasko.

    “Parabéns a você” é uma obra de ficção inspirada na infância da roteirista e diretora Andreia Kaláboa. O roteiro é assinado por Kaláboa em parceria com Ana Johann.

    A história se passa no ano de 1988, ano em que o Brasil enfrentava muitas dificuldades econômicas e um marco daquela época na economia foi à elevada inflação.

    O filme, através da personagem Yulia, 07 anos, de família humilde de agricultores de descendência eslava do interior do Paraná, mostra como uma criança lida com as dificuldades, novas descobertas, suas expectativas, sonhos, medos e frustrações.

    O sonho de Yulia é ganhar uma festa e um bonito bolo no seu aniversário, mas as dificuldades dos pais e a crise econômica no país interferem nos seus objetivos.

    A menina também perde um primo e tem seu primeiro contato com a morte na semana do seu aniversário.

    O roteiro aborda de forma lúdica e fantástica essas vivências da menina. Yulia vai ter que aprender logo cedo que nem tudo funciona como desejamos e que não temos controle sobre várias coisas na vida.

    A produção foi viabilizada através do Mecenato Subsidiado da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, com incentivo fiscal do Consórcio Ademilar, Grupo Uninter e da Unimed, além do apoio local da Prefeitura Municipal de Prudentópolis via Secretarias da Cultura e do Turismo. (more…)

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Guto Pasko, Notícias

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O filme será exibido dia 3 de setembro às 9:30 e dia 4 de setembro às 13:00 no evento Átrio dos Gentios na FTD Digital Arena no Campus Prado Velho da PUC/PR em Curitiba.
O diretor Guto Pasko estará fazendo um bate papo com os participantes dia 03 às 15:00 e dia 05 às 10:00 com a temática “A VIDA, SUAS HISTÓRIAS E SEUS SENTIDOS” a partir da experiência do filme IVÁN, que retrata a história de vida do imigrante ucraniano refugiado de segunda guerra mundial, Iván Bojko.
Link do evento:
http://cienciaefe.pucpr.br/2018/07/19/atrio-dos-gentios-2018/

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Guto Pasko, Notícias

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O processo de finalização dos 13 episódios de 52 minutos cada da primeira temporada foram concluídos com exito pelas equipes de edição de som, imagem e acessibilidade, que ficaram a cargo dos parceiros KF Studios, Post Frontier e Filmes Que Voam, respectivamente.

A estréia em rede nacional nas emissoras públicas do país via TV Brasil deve acontecer ainda no segundo semestre de 2018.

A série de TV ficção “Contracapa” mostra os bastidores da construção da notícia, sob a ótica do jornalismo investigativo. Ambientada em grande parte na Redação do jornal fictício Gazeta Brasileira, sediado em Curitiba (PR), a série acompanha o dia a dia de jornalistas que se veem envolvidos na produção de grandes reportagens investigativas, ao mesmo tempo em que precisam lidar com seus dilemas pessoais e um mercado em crise – tanto financeira quanto de credibilidade.

Pelos corredores e mesas da Gazeta Brasileira, acompanhamos repórteres, editores e fotógrafos que precisam lidar diariamente com impasses éticos e obstáculos práticos, como a falta de recursos e uma equipe cada vez mais enxuta. Na linha de frente estão a repórter Andressa, o editor Rui, a editora-chefe Carla e o jornalista investigativo veterano Inácio, figuras que mantém uma relação conturbada entre si e que precisam constantemente passar por cima de questões pessoais para o bem do jornal.

Ao longo dos treze episódios da primeira temporada da série, o espectador se vê envolvido em uma autêntica atmosfera de thriller, com mistérios a serem desvendados, reviravoltas e personagens em constante risco – tudo isso, ancorado na realidade e em uma análise minuciosa da situação atual da profissão. Isso porque, ao contrário de outros jornalistas ficcionais do cinema e da televisão, os repórteres e editores da série Contracapa não são heróis acima de qualquer suspeita; eles são, antes de tudo, seres humanos, suscetíveis a erros, batalhas de ego, conflitos pessoais e, muitas vezes, a um estado de desencanto com o próprio jornalismo.

Além de apresentar as agruras e desafios da profissão, a série Contracapa tem como um de seus pilares narrativos discutir as relações de poder entre imprensa, poder público e setor privado. Não à toa, a investigação jornalística principal mostrada em cada temporada da série sempre envolve denúncias de crimes cometidos por autoridades políticas, seja no Legislativo, Executivo ou esfera Municipal. Com isso, a série se aproxima de questões hoje em pauta na sociedade brasileira, como as relações promíscuas entre governos e empresas e a crise de reputação que atinge parte do Congresso e do Planalto.

A criação é de Rafael Waltrick e a Direção Geral e Produção são Guto Pasko e Andréia Kaláboa. O argentino Franco Verdoia assina a codireção com Pasko.

O roteirista Rafael Waltrick já trabalha no desenvolvimento da segunda temporada da série.

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Festivais, Guto Pasko, Notícias

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A sessão especial será dia 27 de agosto de 2018 às 19:00hs na Cidade de Mallet/PR e terá a participação do diretor Guto Pasko para um debate com o público.

A mostra é promovida pelo Núcleo de Estudos Eslavos (NEES) da Universidade Centro-Sul do Paraná (UNICENTRO) e tem por objetivo ofertar uma mostra de filmes, acompanhada de debates, que propiciem reflexões sobre as teorias e práticas do cinema no âmbito da cultura eslava europeia e sul-americana.

As sessões da Mostra acontecerão entre agosto e novembro de 2018 no município de Mallet, interior do Paraná. O projeto prevê a exibição de quatro filmes, sendo que para cada exibição haverá também um debatedor responsável por apresentar o filme e conduzir a discussão.

Os filmes produzidos por imigrantes eslavos dialogam diretamente não só com aspectos históricos da Polônia, Ucrânia e Rússia, mas também com as correntes estéticas que conformaram os cinemas eslavos europeus. Ainda que os diferentes contextos geográficos e as diferentes épocas sublinham característica específicas da história dos povos eslavos e sua interação com outras nacionalidades e adversidades, por outro lado, inúmeros elementos se repetem na trajetória dos povos eslavas, seja imageticamente, literariamente, mas também historicamente. É nesse sentido que o subtítulo “imagen(s) eslavas” foi proposto, ou seja, trata-se de uma herança eslava que se manifesta de forma singular-plural, uma conjunção (e disjunção) de distintas variações: exílios, imigrações, perseguições, etc. Dessa forma, a Mostra pretende “fazer a costura” entre os filmes, estabelecendo relações entre eles, apontando para uma reflexão crítica sobre a obra de arte, mas também sobre as sociedades nas quais nos inserimos.

O longa-metragem documental “Entre Nós, O Estranho”, produzido pela GP7 Cinema, retrata a cotidiano do município paranaense de Prudentópolis, formado por 75% da população com origem ucraniana.

O projeto encontra-se vinculado ao Programa de Extensão do Núcleo de Estudos Eslavos da UNICENTRO.

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Como desenvolver criativamente uma ideia de série de TV (ficção ou não ficção) até chegar a um projeto com qualidade para apresentar a editais, produtoras e canais de televisão?

O CURSO

Como desenvolver criativamente uma ideia de série de TV (ficção ou não ficção) até chegar a um projeto com qualidade para apresentar a editais, produtoras e canais de televisão?

Um mergulho no processo de criação de uma série de TV – esta é a proposta do curso. Como se cria uma série de TV? No curso, serão apresentadas as principais dificuldades e técnicas para criar o universo de uma série, seus personagens, seus conflitos e suas principais tramas, até chegar a um projeto para apresentação a canais de TV, produtoras e editais. Também serão feitas análises de episódios de séries importantes, sempre visando entender como a criação é feita, como aprender com o que assistimos para criar projetos melhores.

Importante: o foco do curso é na realidade do audiovisual brasileiro, em termos de produção e possibilidades de realização. Os participantes do curso vão ter acesso a um profissional ativo no mercado, com conhecimento da dinâmica real dos canais e das produtoras e das possibilidades de inserção de roteiristas e diretores nesse mercado. Ao final do curso, os participantes terão a oportunidade de apresentar uma proposta resumida de série, para avaliação pelo professor.

CONTEÚDO

  • O que faz de uma série, uma série: as características do formato série e como aplicá-las.
  • O que diferencia as séries de ficção das de não-ficção e como aplicar as técnicas da ficção na não-ficção.
  • O que faz de uma boa série, uma boa série: ensino de técnica de análise das séries de qualidade, visando aprender com elas.
  • Os elementos da série: argumento, perfis de personagem, formato, “bíblia”, tudo que compõe o mundo da série.
  • O arco da temporada.
  • O que faz um bom personagem de série: técnicas de desenvolvimento de personagem, dinâmica do protagonista com demais personagens, redes de relações entre personagens.
  • A construção do protagonista. E como criar a partir de um protagonista.
  • Séries e processo colaborativo: apresentação de técnicas de trabalho coletivo para criação de séries (“writer’s room” ou sala de roteiristas).
  • Como deve ser um projeto de série: os elementos que um canal, um edital ou uma produtora esperam ver num bom projeto de série.
  • O mercado: análise da situação do mercado de séries no Brasil e das oportunidades para novos criadores, roteiristas e projetos.

PROFESSOR

David França Mendes é Roteirista-Chefe da produtora Mixer, onde cria e desenvolve projetos para TV e cinema. Escreveu longas-metragens, séries, documentários, curtas e programas de TV, tendo trabalhado com produtoras como a Mixer, a LC Barreto, a Pródigo e a Hungryman e canais como Multishow, SBT, GNT, Gloob, Fox, Futura e MTV. É o criador, em parceria com João Daniel Tikhomiroff, da série A Garota da Moto (SBT/Fox), finalista do Prêmio APCA de Melhor Série 2016 e do Prêmio ABRA, entre outros, e fez Supervisão de Roteiro da série Escola de Gênios (Gloob, em produção). Escreveu, entre outros, os roteiros dos longas Corações Sujos (ganhador do Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Adaptado e do Prêmio Especial de Cinema da ABL) e O Caminho das Nuvens (um dos três finalistas do prêmio NHK-Sundance International). Criou e dirigiu as equipes de roteiro das séries A Garota da Moto (primeira e segunda temporada) e Quase Anônimos (Multishow).

QUANDO:

15 de Setembro de 2018
das 10h às 13h e das 14h às 17h

16 de Setembro de 2018
das 10h às 13h e das 14h às 17h

ONDE:

GP7 CINEMA: Rua Fagundes Varela, 1878, Jardim Social, Curitiba/PR.

QUANTO:

R$ 700,00

Pagamento em até 2x no cartão de crédito, sem acréscimo, via PAGSEGURO.

Para pagamentos antecipados há descontos conforme abaixo:

até 28 de Julho R$ 600,00

até 18 de Agosto R$ 650,00

até 14 de Setembro R$ 700,00

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Guto Pasko, Notícias

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Neste domingo, 20, o cineasta deu inicio as filmagens do seu novo documentário na Colônia de Queimadas, no município de Prundentópolis/PR, localidade onde ele nasceu.

“Aldeia Natal” será um filme de longa-metragem sobre a história pessoal e familiar do roteirista e diretor Guto Pasko, que propõe uma reflexão sobre as complexas relações familiares e humanas, que por vezes, podem se tornar cárceres humanos psicológicos.

O diretor retornará a sua “Aldeia Natal” após 30 anos de distanciamento, com o objetivo de tentar reconectar os seus laços familiares perdidos, numa busca de um autoconhecimento, buscando curar as feridas emocionais do passado, que foram perpetuadas de geração em geração dentro desta família de imigrantes ucranianos conservadores, objetivando, na medida do possível, uma transcendência pessoal.

“Aldeia Natal” será um filme pessoal e familiar. Guto Pasko, além de roteirista e diretor, é também personagem desse documentário e irá retornar à aldeia onde nasceu, uma colônia rural de imigrantes ucranianos, no município de Prudentópolis, situado no interior do Estado do Paraná, região Sul do Brasil, para tentar uma reconciliação familiar.

Narrado em primeira pessoa através da voz do próprio diretor, “Aldeia Natal” irá investigar a história e conflitos de sua família e tentar entender como a educação conservadora e rígida desta família, que manteve por um século essa cultura milenar da Ucrânia preservada nas matas do interior do Brasil, afetou cada um dos seus 10 irmãos e como os seus pais confrontam hoje em relação ao processo de aculturação dos seus filhos.

O diretor é o primogênito e em função de uma promessa religiosa, seus pais tentaram obrigá-lo a ser padre, pois ter um filho religioso seria uma questão de honra para a família cristã. Revoltado, o diretor saiu de casa brigado com a família aos 11 anos de idade e nunca mais voltou. Passou três décadas renegando a sua origem, mas agora ele está disposto a voltar com uma câmera de cinema na mão para uma tentativa de reaproximação.

Em uma investigação pessoal, etnográfica e cultural, “Aldeia Natal” pretende fazer uma reflexão sobre os nossos cárceres internos (psicológicos). As dificuldades que cada um possui em encarar os seus traumas pessoais. As dificuldades do entendimento dessas rupturas espaciais, emocionais e temporais, bem como as suas transformações diversas – psicológicas, físicas e biológicas – que serão reapresentadas e personificadas pela família do diretor.

O gênero será uma mescla dos modos de documentário participativo, poético e reflexivo, marcado pela participação do diretor como personagem também, mostrando os fatos em fragmentos, preferencialmente com as impressões individuais de cada integrante da família e de formas subjetivas.

Será um documentário de processo e a estimativa do cineasta é levar mais de um ano filmando, dado a complexidade do tema, tanto no Brasil quanto na Ucrânia.

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Cursos Atores, Notícias

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Serão dois módulos dos cursos de Direção de Fotografia de Alziro Barbosa que serão oferecidos no mês de junho em Curitiba.

Direção de Fotografia – A Iluminação e a Cor

Esta oficina intensiva de seis dias é elaborada para todos os interessados na Iluminação como elemento para a construção da imagem. Esta abordagem é destinada para o trabalho cinematográfico, diferentes áreas do Audiovisual e também para fotografia. Os temas serão abordados através da utilização de diferentes metodologias, teóricas e práticas, em cima de conceitos cinematográficos e no uso direto dos mesmos em situações reais de set. Para profissionais e interessados nas carreiras de Direção, Direção de Fotografia, Fotografia, Direção de Arte, Produção e demais atividades ligadas à imagem.

De 4  a 9 de Junho.

Segunda à sexta das 19hs às 23hs.

Sábado das 10h às 21h30, com uma hora de almoço e 30m de deslocamento.

Direção de Fotografia – Controle de Exposição e Aprimoramento Técnico

A compreensão da técnica na construção narrativa, têm como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento da ideia fotográfica. Está oficina intensa de seis dias é elaborada para todos os profissionais, estudantes e interessados no aprimoramento de conceitos e técnicas da direção de fotografia, tema que será abordado através da utilização de diferentes metodologias, expositivas e práticas, e do uso direto de conceitos avançados de exposição, latitude, contraste, diferentes velocidades e obturação, filtros em situações reais de set.

De 11 a 16 Junho

Segunda à sexta das 19hs às 23hs.

Sábado das 10h às 21h30, com uma hora de almoço e 30m de deslocamento.

Informações detalhadas no link: http://gp7cinema.com/cursos/

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Guto Pasko, Notícias

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Pelo sexto ano consecutivo a produtora participa das rodadas de negócios com grandes players do mercado audiovisual internacional.

Neste ano a GP7 Cinema leva ao evento 04 novos projetos de séries de TV e 02 novos longas-metragens de ficção, além de conteúdos já finalizados para negociar licenciamentos em diferentes plataformas.

O Rio Content Market irá acontecer de 03 a 08 de abril na Cidade das Artes na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, dentro do Rio2C, o maior evento de criatividade e inovação da America Latina.

A GP7 Cinema estará representada pelos sócios-fundadores Guto Pasko e Andréia Kaláboa, além de Amarildo Martins, produtor executivo na produtora.

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Guto Pasko, Notícias

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Curitiba é uma metrópole que vive atualmente uma espécie de reformulação social, mantendo ainda em partes o seu ar de cidade provinciana e conservadora.

Nos últimos anos estão surgindo novos “Guetos Sociais” que vão se adaptando, como gays, lésbicas, manos do hip-hop, entre outros. Eram movimentos inimagináveis na cidade até então.

O grito de guerra dado por cerca de 150 jovens e adolescentes da periferia e adeptos do hip-hop – “Somos da Zona Sul e Oeste” – barrados na entrada de um Shopping Center que estava sendo inaugurado soou estranho no ouvido da população curitibana acostumada a dividir a cidade em bairros.

Ao que parece, a sociedade “curitibóca” terá de se acostumar a essa nova ordem, mas não sem conflitos.

O Telefilme é uma coprodução entre GP7 Cinema e Trópico Audiovisual, com direção de Guto Pasko e Diego Florentino.

Para abordar esse tema, o ponto de partida será esse episódio ocorrido ainda em 2008 e que chamou muita atenção da cidade. Duas faces de Curitiba que pouco convivem tiveram um encontro e nenhum dos dois lados ficou satisfeito com a experiência.

De um lado, os representantes dos “Guetos Tradicionais” da cidade. Eles ganham bem, usam roupas de grifes famosas, moram em condomínios fechados ou em boas casas e são adeptos do Shopping Center, uma mania curitibana.

Do outro lado, os representantes dos “Novos Guetos” da cidade. Eles usam roupas largas, moram longe, ganham pouco e se apresentam como moradores do Norte, Sul, Leste e Oeste, terminologia adotada para traduzir uma cidade que não se divide em bairros, mas em bolsões de pobreza.

Curitibano da gema é do bairro das Mercês, do Ahú, da Água Verde, do Batel, do Jardim Social. Mas eis que, de repente, quem estava por perto da muvuca se sentiu em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Nessas megacidades, os pontos cardeais são uma espécie de resumo da ópera: traduzem as linhas de trens e ônibus, as áreas de tráfico, o valor do lote e se o morador é suburbano ou usa tailleur. Resta saber se a nossa capital se rendeu ou não a essa ordem.

A cantoria dos garotos dos “Guetos da Periferia” na entrada do shopping nos evidencia que existe uma cidade subterrânea, que se organiza à sua moda, tem seus líderes, movimentos culturais e – como se vê agora – gogó bom o bastante para fazer se ouvir.

É esta Curitiba subterrânea, em contraste e conflito com a Curitiba do cartão postal, que este documentário pretende desvendar e retratar. Sejam bem-vindos aos “Guetos CWB”.